segunda-feira, 10 de março de 2008

Necro-combustíveis


A obtenção de energia através de fontes menos impactantes do que os combustíveis fósseis é um avanço inegável e deve ser estimulada. Porém o que não pode acontecer é a troca de um problema por outro como o que está acontecendo: se está tentando substituir o consumo de um recurso finito, petróleo, pelo consumo de energia que utiliza e degrada outros recursos finitos (água, solo, biodiversidade) para sua obtenção quando mal manejada numa esfera maior.

A questão que sobressai disso é a urgente mudança do modelo de uso de energia construído ao longo dos últimos dois séculos. Se cada cidadão chinês, por exemplo, resolver ter um nível de consumo de um norte-americano médio precisaríamos de 3,5 planetas como esse para sustentar esse consumo. Portanto não há geniosidade nem pesquisa suficiente para resolver esses problemas enquanto não houver uma mudança geral de consciência a longo prazo e de preocupação com o planeta em que vivemos e com as pessoas que o compartilham.

Um comentário:

Chosty disse...

"A questão que sobressai disso é a urgente mudança do modelo de uso de energia construído ao longo dos últimos dois séculos."

E mesmo um passo gigante pra a todos os habitantes do planeta.