terça-feira, 31 de março de 2009

Araucárias do Nonno (22 de março de 2009)

Fanático que sou por essas plantas que remetem aos dinossauros vagando pelos campos de cima da serra, encontrei uma forma muito bonita de homenagear o Nonno Bepe.

No dia 22 de março, domingo, a nonna lembrou de três mudas de pinheiro que o vô tinha feito e que estavam com mais de dois anos num canto do terreno. São originárias de umas sementes de pinhão-macaco que o pai e a mãe trouxeram do campo.

Com tempo muito bom, no dia da semana que a família mais gosta, me pus a plantá-las no terreno com carinho, respeito e saudade, que é grande.

A araucária é uma planta muito longeva, que cresce devagar e tarda a gerar suas sementes, o pinhão, que deu a força e o tutano para os meus ancestrais se estabelecerem e ainda representa fortemente a cultura do lugar onde nasci.

Espero que essas mudinhas cresçam e sirvam de exemplo para as futuras gerações de como deve ser a vida: crescer e acumular sabedoria, sabendo resistir aos períodos de crise, esperando o momento certo para prosperar, deixando uma semente nesse mundo, como o nonno deixou.

Penso muito no nonno e de como ele está feliz em me ver tão bem. Sei que ele está me observando e enviando boas energias, porém gostaria de sentar com ele na frente da sua casa para contar e ouvir as balota...

Pretendo acompanhar com muito sentimento o crescimento dessas plantas, logo postarei algumas fotos para o registro.

Nenhum comentário: