domingo, 8 de junho de 2008

Nonno Bepe


Há 80 anos atrás nascia José Valentin Salvador, pai de meu pai e meu eterno amigo. Carinhosamente o chamávamos de Vô Bepe, Nonno José, Generale, Bepe. E ele sempre respondia esse carinho, nos chamando de popo, gaimbro, Vidia, popa, nene, ou trocando nossos nomes até acertar.

Com que carinho me lembro das tardes que passava com ele, batendo papo, contando balota, jogando carta, sentados no fogão à lenha ou inventando alguma coisa com as ferramentas da ferraria. Foi com ele que aprendi o valor e o gosto pelas coisas simples.

Os conselhos que ele me passou trago comigo até hoje e os outros que pude obter obervando sua personalidade compõe algumas linhas básicas do meu jeito de ser. Com ele aprendi muito sobre honestidade, sinceridade, trabalho, família e respeito, valores que ele tão bem passou a meu pai e a todos que sabiam escutá-lo.

Nunca se esforçou em ser amigo de ninguém, sua sinceridade não permitia qualquer traço de falsidade: se uma pessoa conquistava sua confiança, podia estar certa de ter nele um grande amigo, generoso e de coração aberto e mole, como todos os Salvador.

Nos dias dos pais, quando lhe desejavam um "feliz dia dos pais", sempre respondia, "obrigado igualmente seu moço" e embaçava as vistas ao ver a felicidade estampada em nossos rostos: sua maior alegria era ver-nos felizes e para isso sempre fazia o possível.

Com certeza ele segue conosco, vibrando com cada conquista e dando força quando rachamos a cara ou algo não sai como deveria. Sentimos a presença do Vô Bepe em tudo, compartilhando com ele nossos sentimentos.

Nonno, tenho muito orgulho e sou muito feliz em ser seu neto.

Nenhum comentário: